Festa do Divino Espirito Santo
Festa do Divino Espirito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal.
A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão; esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar.
Nossa Senhora de Pentecostes
O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo.
Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada em nossa paróquia, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos a São José.
Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial de nossa cidade, registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses.
"O Casal Festeiro da Festa do Divino: Guardiões da Tradição"
O Casal Festeiro da Festa do Divino é o casal escolhido para liderar a organização e a realização dos rituais da festa, representando a fé da comunidade e a união entre a igreja e as pessoas mais jovens. Eles são os anfitriões e organizam os eventos e o cortejo da Família Imperial, cuidando da decoração, dos trajes e de outras tarefas práticas para que a tradição religiosa e cultural se mantenha viva para as gerações futuras.
Nossos últimos Casais Festeiros:
2022 - Miguel Meincheim e Iolanda Momm Meincheim
2023 - Francisco Antônio Schurhaus e Luzia Martins Schurhaus
2024 - Saul Mattos e Vânia Mattos
2025 - Tairone Cavalcante Junior e Luciana Martins Cavalcante
2026 - Chegando ai...
Calendário 2025
Consagração ao Divino Espirito Santo
Ó Divino Espírito, que descestes com a abundância dos teus dons sobre a primeira comunidade reunida no dia de Pentecostes entre os muros do Cenáculo, eis diante de vós esta comunidade que Vos suplica que se renove sobre ela o mesmo que realizastes naquele dia memorável. Nós nos consagramos a Vós, oferecendo-te a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração. Que a Vossa luz ilumine as nossas mentes, para que procuremos sempre a verdade, e não nos deixemos transviar por falsos profetas. Que a Vossa graça rejuvenesça as nossas vontades e as torne capazes de resistir às insídias do demônio e da corrupção; que os teus dons nos transformem em apóstolos com a Palavra e com o exemplo. Ó Divino Espírito Santo, reaviva em nós os prodígios da graça que se realizaram na primeira comunidade cristã; transformanos em hóstias viventes, e faz que vivendo em Vós, ofereçamos nossas vidas em ablação e sacrifício pela santificação e fidelidade de todos os Ministros Ordenados e levemos à Igreja e a Cristo Redentor àqueles que nos rodeiam,contribuindo assim ao plano maravilhoso da salvação da humanidade que em Pentecostes teve os primeiros frutos. Amém!
Beata Elena Guerra