Momento de Reflexão 1
Momento de Reflexão 1
Celebração
Significado da nossa participação no ofertório litúrgico
D) O que significa minha participação no ofertório Litúrgico?
T) Sem dúvidas, é um ato de fé, de amor a Jesus que se entrega, que se doa totalmente pela minha salvação. É meu comprometimento com a proposta salvífica de Jesus; É minha participação no mistério eucarístico. Minha oferta é associada ao pão e vinho que oferecidos pelo sacerdote são transformados no corpo e sangue de Cristo.
D) No livro do Deuteronômio Cap.16 está escrito que não devemos nos apresentar diante de Deus com as mãos vazias. Devemos fazer nossas ofertas Espontâneas como reconhecimento pelas bênçãos recebidas.
T) Cada um faz a sua oferta com alegria; sendo assim coparticipante da obra do Senhor. Quando nos reunimos na Igreja para celebrar a fé, este é o momento de trazermos a nossa oferta como sinal de gratidão e louvor a Deus. Na hora do ofertório da missa nunca devemos deixar de participar, levando junto ao altar a nossa oferta.
D) Mesmo quando não dispomos de valor monetário para ofertar posso participar do ofertório?
T) Com certeza. Precisamos participar de todas as partes da missa (Ritos Introdutórios, Liturgia da Palavra, Ofertório, Oração Eucarística e Comunhão). O que é mais importante é o coração. Doe-se você mesmo. Vale lembrar que ninguém é tão pobre que não tenha nada para ofertar e ninguém é tão rico que não precise nada receber. Ofereça a sua vida, a sua saúde, a sua alegria, a sua família, a sua doença, sofrimento, pobreza, luta, tristeza, desemprego. Nunca deixe de participar.
ORAÇÃO:
Senhor Deus e Pai querido/caminho para vosso altar/ levando minha oferta/ como sinal de meu amor e gratidão por tudo o que recebo/. Que esta minha oferta, ó Pai querido/, ajude a implantar o vosso reino, na terra/. Sei que é pouco o que oferto/. Mas é tudo o que hoje tenho/. Aceitai tudo, ó Pai/ em nome de Jesus Cristo. Amém.
“Tua oferta é benção para o necessitado, é fator de multiplicação dos teus bens e é a tua ação de graça pelos bens recebidos.”