ABRIL - LECTIO DIVINA, ECLESIAL E ORIONITA

“FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO VOSSA PALAVRA”

Breve esquema para a LECTIO:

* Ambientação (preparar um ambiente orante)

* Invocação do ESPÍRITO SANTO

1. LEITURA: mensagem principal dos textos. 

2. MEDITAÇÃO: O que o texto nos ensina?

3. ORAÇÃO: vamos contemplar e agradecer a Deus?

4. CONTEMPLAÇÃO: Elevar coração e mente a Deus.

5. PARTILHA: Compartilhar a experiência espiritual

CELEBRAR A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR,

E A PADROEIRA DE NOSSA PROVÍNCIA RELIGIOSA

Anim.: Vivemos o tempo pascal, tempo de luz, de esperança e de ressurreição. Tempo de graça para nossa Província religiosa que vive a alegria desta solenidade, que nos deve inspirar mais e mais o amor de Deus em nossa Senhora, pelo presente do Verbo de Deus entre nós, e a graça de uma Mãe, que disse Sim e viveu este sim na plenitude de sua doação e seu serviço ao Reino de Deus. Rezemos neste mês por nossa Província, para que o sim de Maria ecoe em nossas próprias vidas.

Cel.: Invocamos a Trindade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Todos: Amém. Aleluia, Aleluia.

Cel.: Que o Sim de Maria seja nossa inspiração para vivermos nossa vocação.

Todos: Amém. Aleluia, Aleluia.

Anim.: Vamos iniciar nossa prece na presença de Deus, para viver e adorar Deus presente no ventre de Maria, como está vivo e presente na Eucaristia

(canto e exposição do Santíssimo Sacramento – adoração)

LECTIO BÍBLICA: SAGRADAS ESCRITURAS

Anim.: Na Solenidade da Anunciação do Senhor, somo filhos de uma Província dedicada à Nossa Senhora da Anunciação, reflitamos sobre o grande milagre da encarnação do Verbo divino. LEITOR 1 – Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela. Palavra do Senhor. Todos: Graças a Deus

(momento de silêncio)

LECTIO ECLESIAL: A PALAVRA DA IGREJA

Anim.: Ouçamos a Palavra da Igreja: Mensagem do Papa Francisco para a XXXIII Jornada da Juventude LEITOR 2 - Compreensivelmente, a inesperada aparição do anjo e a sua saudação misteriosa ("Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo": Lc 1, 28) provocaram uma forte turbação em Maria, surpreendida por esta primeira revelação da sua identidade e da sua vocação, que Lhe eram ainda desconhecidas. Maria, como outras personagens da Sagrada Escritura, treme perante o mistério da chamada de Deus, que, dum momento para o outro, a confronta com a imensidão do desígnio divino e Lhe faz sentir toda a sua pequenez de humilde criatura. O anjo, lendo no fundo do coração d’Ela, diz-Lhe: "Não temas"! Deus lê também no nosso íntimo. Conhece bem os desafios que devemos enfrentar na vida, sobretudo quando nos deparamos com as opções fundamentais de que depende o que seremos e faremos neste mundo.

 (silêncio para reflexão)

LECTIO ORIONITA: A PALAVRA DE NOSSO SANTO

Anim.: Nosso Santo escreve uma mensagem tão elegante, que pode ser compreendido como um poema, tanto pelo estilo como pela manifestação elevado de sentimentos de confiança. Mensagem de ressonância autobiográfica e de grande valor poético e espiritual

LEITOR 3 – UMA PEQUENA PALAVRA ILUMINA O MUNDO

Fiat! É uma pequena palavra, doce abrigo criado pelo bom Deus no meio deste deserto tão árido e difícil de ser atravessado que se chama vida.

Fiat! Exprime o gesto da criança que corre para os braços do pai até que passe o temporal: o gesto do pobre abandonado que, após longos anos de vida triste e solitária, encontra sua mãe; o gesto do exilado que, reconduzido à terra natal, ao rever comovido tudo que amara, não sabe repetir outra coisa senão: aqui quero morrer!

Fiat! Pronunciai esta palavra, vós que estais com o coração despedaçado pelo sofrimento e pela luta ou lacerado pelo sofrimento de pessoas queridas, e ela será como um bálsamo que vos restabelecerá.

Solitário e ignorado, como a flor do deserto, erradio como um pássaro sem ninho, sempre, sempre, Senhor e suavíssimo Amor de minh'alma, sairá de meus lábios a submissa palavra que me destes como Mãe: Fiat! Fiat! Seja feito em mim segundo a Vossa palavra!

(Boletim “A Obra da Divina Providência”. 03 de setembro de 1899)

Ressonância, motivada por um membro da comunidade:

1 – Maria disse “sim” e seu “sim” mudou a face da terra. Como estou vivendo o “sim” que eu disse a Deus na minha consagração?

2 – O Papa Francisco fala do temor diante do convite divino? Qual o significado deste temor em nossa resposta a Deus para a consagração religiosa?

2 – O que o “fiat” de Maria significa para minha espirtualidade? Quais são minhas atitudes que revelam o que o “meu “faça-se” é verdadeiro e fecundo?

Ao final:

Momentos de silêncio e Bênção do Santíssimo

Saudação final