Momento de Reflexão 2
Momento de Reflexão 2
Celebração
Nossa participação no Ofertório Litúrgico
D) O Senhor disse a Moisés: ‘ Dizei aos Israelitas que me façam uma oferta. Aceitarei essa oferenda de todo homem que a fizer de bom coração (Ex.25,1-2).
T) Agora Deus pede a oferta a todos nós. A oferta deve ser um ato de amor e gratidão, um reconhecimento de que tudo o que somos e temos vem de Deus. A oferta daquele que dá, com alegria, é recebida por Deus de bom agrado.
D) “ Dê cada um, conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria. (II cor.9,6-8) ”.
T) Deus ama quem dá com alegria e jamais permitirá que lhe falte o necessário. Deus dará conforme cada um tem dado, para que não tenha que passar necessidades. Deus dá o que cada um precisa e não o que cada um quer.
D) No ofertório, todos devemos ofertar o que temos de melhor; não resto, não o que sobra, não o que não presta. A oferta, deve ser fruto de sacrifícios, coisa de primeira (Primícias).
T) De fato já lá no Antigo testamento (Gênesis cap.4), Caim ofereceu a Deus produtos estragados e então vemos que Deus rejeitou o seu sacrifício; pelo contrário, Abel ofereceu as primícias do seu rebanho e Deus aceitou. Sabemos que Deus aceitou o sacrifício de Abrão e os dons de Melquisedec, porque oferecidos com o coração puro. Deus quer, acima de tudo, o nosso coração agradecido, cheio de reconhecimento e gratidão a Ele.
D) Devemos participar ativamente e integralmente de todas as partes da celebração Eucarística (Ritos Introdutórios, Liturgia da Palavra, Ofertório, Oração Eucarística e Comunhão), e para isto precisamos estar preparados. Por isso é que no início da celebração fazemos o ato penitencial, pedindo a Deus que nos purifique, que perdoe os nossos pecados.
T) Se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e depois virás apresentar a tua oferta (Mt. 23-24).
ORAÇÃO:
Senhor Deus e Pai querido/caminho para vosso altar/ levando minha oferta/ como sinal de meu amor e gratidão por tudo o que recebo/. Que esta minha oferta, ó Pai querido/, ajude a implantar o vosso reino, na terra/. Sei que é pouco o que oferto/. Mas é tudo o que hoje tenho/. Aceitai tudo, ó Pai/ em nome de Jesus Cristo. Amém.
“Tua oferta é benção para o necessitado, é fator de multiplicação dos teus bens e é a tua ação de graça pelos bens recebidos.”