DEZEMBRO - LECTIO DIVINA, ECLESIAL E ORIONITA
PREPARANDO A CHEGADA DO SALVADOR
“Ele vem vindo, vem vindo, vem vindo sempre...”
Breve Esquema para a LECTIO:
* Ambientação (preparar o ambiente com algum símbolo)
* Invocação do ESPÍRITO SANTO
1. LEITURA: O que diz o texto em si?
2. MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim?
3. ORAÇÃO: O que o texto me faz dizer a Deus?
4. CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus.
5. PARTILHA: Compartilhar a experiência de Deus com os irmãos.
ADVENTO: NOSSO CORAÇÃO É A MANJEDOURA
Anim.: O Advento é um cort ejo das luzes. Cada domingo, os cristãos acendem uma vela, representando a chegada da luz definitiva no mundo. Todos os domingos, com o acender de uma nova luz, vamos iluminando a coroa do Advento, que é uma tradição antiga, para marcar os passos da preparação da comunidade para acolher o Salvador do Mundo. Luzes cintilam na cidade, vozes ecoam mais emocionadas nas conversas familiares, as músicas parecem vir do além, como se Deus estivesse querendo falar conosco, através das melodias graciosas. Celebrar o Natal não é abrir um arquivo e desempoeirar a narrativa dos fatos. Não é contar uma fábula para crianças, cheia de folclore e animosidade. Ao contrário, é viver a presença de Deus no seio da humanidade, é sentir sua presença e viver seus ensinamentos. Deus se encarna em cada ato de amor e é celebrado a cada vez que voltamos nosso espírito para Deus e nossos corações para os irmãos.
Vamos cantar a alegria da espera feliz de um nascimento milagroso:
Todos: Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar.
Abre bem as portas do teu coração, e deixa a luz do céu entrar.
Cel.: Invocamos a Trindade cantando: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém. Vem, Senhor Jesus.
Cel.: Que a luz de Deus, revelada em Jesus Cristo esteja com todos NÓS.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
(exposição do Santíssimo Sacramento – adoração)
LECTIO BÍBLICA: SAGRADAS ESCRITURAS
Anim.: Jesus se apresentou ao mundo como caminho, como verdade e como vida. Ele se apresenta como luz e nos pede para levar sua Luz ao mundo perdido nas trevas. Ouçamos sua palavra sagrada, que nos revela a missão de iluminadores do mundo.
LEITOR 1 – Leitura do Livro do Profeta Isaías, sobre a profecia do Messias (Is 9,1-6) O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e se tornarão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e reinará a paz sem fim. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Palavra do Senhor. Todos: Graças a Deus. (momento de silêncio)
LECTIO ECLESIAL: A PALAVRA DA IGREJA
Anim.: Ouçamos a Palavra da Igreja. Eis o Sermão do Papa Francisco na Noite de Natal de 2022.
LEITOR 2 – HOMILIA DO PAPA FRANCISCO NA SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
“A manjedoura serve para deixar o alimento mais próximo da boca e assim consumi-lo mais depressa. Deste modo pode simbolizar um aspeto da humanidade: a voracidade em consumir. Pois, enquanto os animais no estábulo consomem alimento, os homens no mundo, esfomeados de poder e dinheiro, consomem mesmo os seus vizinhos, os seus irmãos. Tantas guerras! Em tantos lugares, ainda hoje, são espezinhadas a dignidade e a liberdade! E as principais vítimas da voracidade humana são sempre os frágeis, os vulneráveis. Na manjedoura incômoda da rejeição, acomoda-Se Deus: vem para ali, porque nela está o problema da humanidade, a indiferença gerada pela pressa devoradora de possuir e consumir. Cristo nasce lá e, naquela manjedoura, descobrimo-Lo próximo. Vem aonde se devora o alimento para Se fazer nosso alimento. Deus não é um pai que devora os seus filhos, mas o Pai que, em Jesus, nos faz seus filhos e nutre de ternura. Vem tocar-nos o coração, dizendo que a única força que muda o curso da história é o amor.” (momento de silêncio)
LECTIO ORIONITA: A PALAVRA DE NOSSO SANTO FUNDADOR
Anim.: Nosso Santo tem linhas belíssimas sobre o Natal e nos apresenta uma reflexão muito contundente sobre tão grande mistério na história do mundo.
LEITOR 3 – Leitura dos Escritos de São Luís Orione: OS ANJOS CANTAM A PAZ DO NATAL TAMBÉM SOBRE NÓS!
“Porque os pastores eram pobres e simples, foi que lhes apareceu o anjo. Chegados diante da gruta de Belém, enterneceu-se-lhes o coração diante do Menino Jesus. O Senhor fala aos humildes, aos puros e aos simples. Eles eram homens de boa vontade, e os Anjos lhes falaram de paz. Apareceu o Salvador e Deus nosso, o Messias! Nasceu para salvar todos os homens; e o esplendor divino dEle refulge hoje sobre nós, restaurados pela sua graça e pela sua paz. Apenas a sua vida preenche os corações! Nasceu Jesus, que dará o perdão aos inimigos, vencerá o mal com o bem e mandará amar a todos; Jesus, o autor da vida, o Redentor do mundo, o doador da imortalidade. Ò Deus grande e bom, Deus onipotente e eterno, que para nós te fizeste Criança, e nos alegras com a festa anual do teu Natal, - purifica a nossa vida mediante os Sacramentos, os celestes Mistérios; edifica em nós o reino do teu santo amor e de tua paz suavíssima; dirige a nossa vontade para o bem e as nossas ações segundo o teu beneplácito!”
Breve ressonância/partilha – O animador motiva a participação dos confrades:
1 - O Natal tem rituais sociais, folclóricos e religiosos. Que atiividades religiosas (novenas, celebrações, confissão) e folclóricas (presépios, árvores de Natal) mais me tocam o espírito?
2 - Que atividades devocionais nossa comunidade vai realizar para viver o Advento e o Natal com o mesmo fervor de nosso povo?
(Adoração e Bênção do Santíssimo)
Canto final