JUNHO - LECTIO DIVINA, ECLESIAL E ORIONITA

FIDELIDADE A DEUS NA IGREJA

Esquema para a LECTIO:

* Ambientação (ambiente propício para a contemplação e o diálogo)

* Invocação do ESPÍRITO SANTO

1. LEITURA: Mensagem do texto: retomar o conteúdo da leitura

2. MEDITAÇÃO: Ensinamentos para minha própria vida

3. ORAÇÃO: Que prece nasce no meu coração para falar com Deus?

4. CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus.

5. PARTILHA: Compartilhar a experiência de Deus com os irmãos.

Obs.: Os textos são breves, para que possamos meditar, conversar e buscar caminhos de conversão.

FILHOS FIÉIS DA IGREJA

Anim.: Mês de junho, mês dos santos juninos. Um mês festivo com tanta alegria em nossas festas populares, que marcam uma identidade própria do nosso povo. São grandes festas com bandeirinhas, danças e quadrilhas e comidas típicas. Este mês tornou-se o mês dos grandes santos mais populares de nossa gente. Santo Antônio, uma herança portuguesa, é talvez o santo mais popular do Brasil, depois naturalmente da Virgem Maria, em suas várias expressões devocionais. São João, o precursor, expressão da realidade e do folclore por todo nosso território. Finalmente, Pedro e Paulo, pilares da Igreja nascente e símbolos da Igreja ad-intra (Pedro) e ad-extra (Paulo). Para nós, orionitas, engrandece a figura de Paulo, para sermos missionários, Igreja em saída; Pedro, como símbolo de unidade, na figura do Papa Francisco, para buscarmos fortalecer nosso catolicismo, diante dos adversários e diante das maledicências do mundo. Como diz o Papa Francisco: “o anúncio de Pedro e dos Apóstolos não é feito apenas com palavras, mas a fidelidade a Cristo toca a sua vida, que se modifica e recebe nova direção, e é precisamente com sua vida que dão testemunho da fé e anunciam Cristo”. Afinal, “a incoerência dos fiéis e dos pastores entre aquilo que dizem e o que fazem, entre a palavra e a maneira de viver mina a credibilidade da Igreja” (Homilia. Basílica São Paulo: 14 de abril de 2023).

Canto opcional: Vamos cantar nossa missão orionita de sermos Igreja

Agora é tempo de ser Igreja / Caminhar juntos, participar 2x

Somos povo escolhido / E na fronte assinalados

Com o nome do Senhor, Que caminha ao nosso lado

Somos povo em missão /Já é tempo de partir

É o Senhor quem nos envia / Em seu nome a servir

Cel.: Neste mundo de tantas contraposições e rivalidades.

Todos: Fazei-nos, Senhor, viver em fraternidade.

Cel.: Neste universo religioso carregado de pregações incipientes

Todos: Fazei-nos, Senhor, testemunhas da verdade.

Cel.: Irmãos, glorifiquemos a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Como era no princípio, agora e sempre pelos séculos. Amém.

(canto de exposição do Santíssimo Sacramento)

LECTIO BÍBLICA: SAGRADAS ESCRITURAS

Anim.: Deixemo-nos iluminar pelas sábias palavras de Pedro sobre a graça de ser família de Deus, ser Igreja. 

LEITOR 1 – Leitura da Primeira Carta de Pedro (1Pd, 2, 9...12)

Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa. Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus; vós que outrora não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Comportai-vos nobremente entre os pagãos. Assim, naquilo em que vos caluniam como malfeitores, chegarão, considerando vossas boas obras, a glorificar a Deus no dia em que ele os visitar. Porque esta é a vontade de Deus que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos. Comportai-vos como homens livres, e não à maneira dos que tomam a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas vivendo como servos de Deus.

(momento de reflexão pessoal)

LECTIO ECLESIAL: A PALAVRA DA IGREJA

Anim.: Ouçamos os ensinamentos pontifícios que nos alerta sobre a Igreja fiel aos Apóstolos, todavia aberta aos apelos dos tempos atuais:

LEITOR 2 – Catequese do Papa Francisco sobre a Igreja (16 outubro 23) “A Igreja tem as suas raízes no ensinamento dos Apóstolos, testemunhas autênticas de Cristo, mas olha para o futuro, tem a firme consciência de ser enviada – enviada por Jesus – a ser missionária, levando o nome de Jesus com a oração, o anúncio e o testemunho. Uma Igreja que se fecha em si mesma e no passado ou uma Igreja que olha somente para as pequenas regras de hábitos, de atitudes é uma Igreja que trai a própria identidade; uma Igreja que trai a própria identidade!” “Redescubramos hoje toda a beleza e a responsabilidade de ser Igreja apostólica! E lembrem-se: Igreja apostólica porque rezamos – primeira tarefa – e porque anunciamos o Evangelho com a nossa vida e com as nossas palavras”. (recordar pessoas de nossas comunidades dedicadas e fiéis à Igreja)

LECTIO ORIONITA: A PALAVRA DE NOSSO SANTO

Anim.: Escutemos a Palavra de nosso Pai Fundador, sobre nossa pertença fiel à Igreja.

LEITOR 3 – Leitura dos Escritos de São Luís Orione:

Esse é o fim principal de nossa Congregação: viver de amor pelo Papa, e difundir, especialmente entre o povo, entre os pequenos e os humildes, o mais sentido amor ao Papa e a mais completa e filial obediência às suas palavras e aos seus desejos. O nome do Papa deve estar marcado em nossas frontes, deve estar gravado em nossos corações; a nossa vida deve ser uma consagração total ao Papa e à Igreja de Cristo.Falemos com alegria de quem tanto amamos. Falemos do Papa, de sua missão, de seu magistério, da obediência que devemos à sua autoridade, do acerto de suas decisões, da devoção que lhe devemos. Em uma palavra, sede sempre e em qualquer lugar filhos devotíssimos do Papa; oferecei energia, coração, mente e vida para sustento da Igreja de Roma, Mãe e Chefe de todas as Igrejas do mundo; para sustento do Papa, de sua autoridade e liberdade, e para a difusão do seu amor.

Breve ressonância/partilha – Motivações para o diálogo comunitário:

1 - Os ensinamentos do Papa Francisco são sempre provocativos para nossa conversão. Quais são as principais aspiraçõe e inspirações mais relevantes para nossa vida pessoal e apostólica? 2 - Uma análise eclesial denuncia que o Papa têm mais rejeição dentro que for a da Igreja. Consideramos esta denúncia verdadeira? Quais são as razões destas posturas internas da Igreja?

(Adoração e Bênção do Santíssimo)

- Despedida