FAMÍLIA CARISMÁTICA ORIONITA 

Província Nossa Senhora da Anunciação 

Brasil Sul/Moçambique 

LECTIO DIVINA NAS ESCRITURAS, 

DOCUMENTOS PONTIFÍCIOS E ESCRITOS ORIONITAS 2025 

Passos da Lectio 

1 – Colocar numa mesa algumas imagens de santos de devoção da comunidade 

2 – Proclamação dos textos e breve silêncio. 

3 – Conversa sobre as virtudes dos santos de devoção dos religiosos. 

4 – Oração e benção final 

Obs.: Os cantos são opcionais. 


QUERO FILHOS SANTOS 

Anim.: Celebraremos nestes dias os nossos santos, santos no altar, santos no silêncio de nossas devoções. Este é um momento importante para repensarmos nossas posturas cristãs, católicas e orionitas, uma vez que somos chamados à santidade nestes três elevados níveis: cristãos, como servidores do Reino de Deus, católicos, como fidelidade aos ensinamentos do Papa, no seguimento de suas orientações e orionitas, no testemunho da simplicidade, da partilha e da solidariedade. Mais do que nossas instituições que prestam serviços humanitários, como fazem tantas instituições civis e não religiosas, somos convidados a viver os “sintomas da santidade em nossas vidas”. Na passagem bíblica de Lucas, (6, 17-26) em cada um dos personagens descobrimos sintomas de santidade, que devem nos transformar para evidenciarmos a santidade divina que habita em nossas vidas. Rezaremos a Lectio divina, que nos eleva espiritualmente para descobrirmos caminhos de santificação. 

(Apresentação dos Santos de devoção) 

*** 

LECTIO DIVINA: AS SAGRADAS ESCRITURAS 

Animador: A fé é um convite divino para a santidade. Crer é o caminho mais verdadeiro para sermos santos, quando a nossa fé é a força que nos leva a obras verdadeiras, como tantos santos, como nosso Santo e no testemunho de nossos santos de família, os santos a caminho do altar.A cena bíblica descrita abaixo narra que um grupo de amigos, movidos pela fé, emprestam suas forças para adentrar um paralítico na sala, diante de Jesus, cheio de admiração. Podemos imaginar esta cena bíblica, rica de personagens que protagonizam a força da fé, que nos santifica. É mesmo uma cena inusitada. 

Leitor 01 - Leitura do Evangelho de Jesus Cristo, narrado por São Lucas. (5, 17-26) 

Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzi-lo e pô-lo diante dele. Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus. E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. Então os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, percebendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Por que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: São-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Palavra da salvação. 

Todos: Gloria a vós. Senhor 

(momento de silêncio) 

LECTIO ECLESIAL: A PALAVRA DA IGREJA 

Anim.: Ouçamos a Palavra da Igreja que nos coloca nos caminhos da fidelidade ao Papa, tão querida por nosso Pai Fundador: 

LEITOR 2Leitura da Exortação Apostólica Dilex te do Santo Padre Leão XIV sobre o amor para com os pobres (n. 02) 

A declaração de amor do Apocalipse remete ao mistério insondável que foi aprofundado pelo Papa Francisco na Encíclica Dilexit nos : o amor humano e divino do Coração de Jesus. Nela, admirámos o modo como Jesus se identifica «com os últimos da sociedade» e como, através do seu amor doado até ao fim, mostra a dignidade de cada ser humano, sobretudo quando é “mais fraco, mísero e sofredor” Contemplar o amor de Cristo “ajuda-nos a prestar mais atenção ao sofrimento e às necessidades dos outros, e torna-nos suficientemente fortes para participar na sua obra de libertação, como instrumentos de difusão do seu amor”. 

LECTIO ORIONITA: A PALAVRA DE NOSSO SANTO 

Anim.: Escutemos a Palavra de nosso Pai Fundador, sobre a santidade dos consagrados: 

LEITOR 3 – Leitura dos Escritos de São Luís Orione: 

“Para conquistar Deus e atrair os outros, devemos antes levar uma vida intensa de Deus em nós mesmos, ter dentro de nós uma fé dominante, um ideal grande que seja chama que arde e ilumina – renunciar a nós mesmos pelos outros –, queimar a nossa vida numa ideia e num amor sagrado mais forte. Devemos dizer palavras e criar obras que sobrevivam depois de nós. Mortificar-nos no silêncio e em segredo. Devemos ser santos, mas fazer-nos santos de tal maneira que a nossa santidade não pertença apenas ao culto dos fiéis, nem esteja somente dentro da Igreja, mas transcenda e lance na sociedade tanto esplendor de luz, tanta vida de amor a Deus e aos homens, de modo que sejamos, mais que os santos da Igreja, os santos do povo e da salvação social”. 

Anim.: Para conversar: Reconhecendo a santidade de “nossos santos de devoção, cada membro da comunidade fale de seu santo mais próximo espiritualmente e as virtudes que nos servem de exemplo” Mesmo sem estarmos a caminho do altar, devemos sempre estar no caminho do paraíso.

 (momento de reflexão) 

Com.: Rezemos juntos, na fé que une os cristãos pela filiação divina, que une os católicos como família de Deus e que une os orionitas pelo ideal da partilha do pão: 

Pai nosso... 

Oração 

Acendei, Senhor, em nossos corações a claridade de vossa luz, para que, andando sempre no caminho de vossos mandamentos, sejamos livres de todo erro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Bênção 

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. 

Todos: Amém. 

(canto Mariano final) 

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, 

Contigo pelo caminho, Santa Maria vai! 

Ó, Vem conosco, vem caminhar / Santa Maria, vem. 

Ó, Vem conosco, vem caminhar / Santa Maria, vem. 

Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar, 

Luta por um mundo novo de unidade e paz.