LECTIO DIVINA NAS ESCRITURAS
DOCUMENTOS PONTIFÍCIOS E ESCRITOS ORIONITAS OUTUBRO 2025
MÊS TEMÁTICO DAS MISSÕES
Passos próprios da Lectio
Ambientação: altar com vela – crucifixo -
Imagens de Santa Terezinha e São Francisco Xavier.
- Canto e invocação do Espírito Santo
1 - LEITURAS: Colher os ensinamentos do texto
2 - MEDITAÇÃO: Ensinamentos para minha vida e para nossa comunidade
3 - CONTEMPLAÇÃO E PARTILHA COMUNITÁRIA
DEVOÇÃO MENSAL – SANTA TEREZINHA E SÃO FRANCISCO XAVIER SER ORIONITA É
SER MISIONÁRIO DA CARIDADE PROFÉTICA
Com.: Para dinamizar a vida espiritual e litúrgica no Brasil, nossos pastores propuseram, pós-Vaticano II, os meses temáticos, sem afastar-se da lógico leccional e celebrativa do Ano Litúrgico. Assim que, como o mês de agosto contempla o aprofundamento das vocações, inspirados em São João Maria Vianney, o mês de setembro nos leva a resgatar a grandiosidade da Palavra de Deus, inspirando-nos em São Jerônimo, o mês de outubro nos convida a sermos missionários mais ardentes, ad intra e ad extra, inspirados em Santa Terezinha, a missionária contemplativa de Lisieux, e São Francisco Xavier, o missionário de dois oceanos e tantos mares. Esta é uma das vocações mais sublimes da Igreja; não fosse assim, o cristianismo estaria emparedado no judaísmo palestino, e depois no helenismo da gentilidade, no universo da romanidade imperial e no complexo das nações europeias. Assim, a mensagem do Reino se alongou para as terras africanas, americanas e asiáticas. O Cristianismo é um império espiritual de fé e caridade onde o sol não conhece o ocaso. Como diziam os antigos: o sol nunca se põe no mundo cristão e católico. Vamos nos converter, para cristianizar o mundo que ainda não conhece o Cristo e mais que tudo, recristianizar ou recatoligizar onde a catolicidade foi embaçada pela perda de sua pujança. A missão continua a nos interpelar. Sair da zona de conforto, como tanto se repete em nossos dias, e pescar em águas mais profundas; alegrar- se com as conquistas, mas não fazer delas o próprio triunfalismo, congregar mais e mais o povo de Deus, superando o comodismo e o narcisismo de nossos missionários em tempos de IA. Ser missionário é viver e testemunhar o Reino de Deus com a simplicidade seu Senhor e seus seguidores. Vamos iniciar recebendo a graça da saudação trinitária que nos une na profissão de fé e nos sentimentos.
Com.: Abramos nosso espírito missionário, celebrando a Trindade:
Cel.: Nosso olhar se eleva para a Santíssima Trindade, mãe de toda santidade.
Todos: Para que, como tantos santos, sejamos bons missionários.
Cel.: Aumentai, oh Deus, nossa devoção ao Cristo que se encarnou no mundo.
Todos: Para que, como orionitas, sejamos verdadeiros missionários. Cel.: Fortalecei, Oh Mãe Santíssima, nossa união e fraternidade.
Todos: Sejamos missionários da Igreja, missionários da solidariedade.
Cel.: Glorifiquemos a Providência, revelada na missionariedade de Deus Encarnado.
Todos: Louvemos a Trindade. Em nome do Pai, do Filho e o Espírito Santo. Amém!
LECTIO DIVINA: PALAVRA DE DEUS
Com.: Deus enviou seu Filho ao mundo. Jesus Cristo é o missionário excelente do Pai, que criou no bem e quis resgatar os seus filhos dispersos e corrompidos pelos males do mundo. Cristo, o missionário do Pai, escolheu homens e mulheres, seus aprendizes, para seguir sua missão e perpetuar nos séculos e nos continentes as belezas do Reino. Compreendamos a grandeza deste envio. Como os 72 da Bíblia grega, para o povo hebreu, assim os 72 do povo da nova Aliança. Todos foram enviados e todos somos enviados em nossos dias. Mais que pregações, atitudes e testemunhos.
Leitor 01 - Leitura do Evangelho de São Lucas sobre o envio missionário dos 72 discípulos (Lc 10,1-9) Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide, eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei- lhes: O Reino de Deus está próximo”.
(momento de silêncio)
LECTIO ECLESIAL: A PALAVRA DA IGREJA
Com.: Na tarde de 8 de maio, logo depois de sua eleição, em tom afetuoso e inspirador, o Papa
propôs três eixos centrais para sustentar a missão nos tempos atuais. Assim, o primeiro: cultivar a amizade com Jesus, que é a experiência pessoal com Cristo e deve transparecer no modo de ser de cada missionário, pois “evangelizar é testemunhar o encontro com Jesus, não transmitir uma ideologia”. Depois, o segundo: a vivência de uma fraternidade efetiva e afetiva entre os consagrados, evitando o individualismo e a competição dentro da Igreja. E finalmente, a missão partilhada, pois nos primeiros séculos da Igreja, todos os batizados eram discípulos missionários. “Deixemo-nos transformar pela vida do Evangelho. Só assim seremos discípulos missionários autênticos”
Leitor 01 - Leitura do Discurso Pontifício aos cardeais na sua posse pontifical
(momento de silêncio)
LECTIO ORIONITA: A PALAVRA DO FUNDADOR
Com.: Nosso Santo reconhece o jeito de Jesus: convidar todos e tantos, na espera de respostas positivas e verdadeiras. Ele reconhece que o convite é para todos, ainda que Jesus escolheu entre os mais simples da sociedade. Talvez porque estivessem mais solícitos ao chamado divino. Enriqueceram-se de graças e partiram. Gente simples, descomplicada, fraternos e, ainda que tivessem pequenos conflitos cotidianos, constituíam uma unidade comum de pensamento e de sentimento. Segue o apelo para todos nós, seus filhos espirituais.
Leitor 03 - Mensagem de nosso Pai Fundador, sobre a preciosidade das Missões
Jesus transformou profundamente a sociedade: transformou-a nas ideias, nos costumes, nas leis, em tudo. E através de que forma visível? Através de uma forma simplíssima. Chamou para perto de si doze pobres pescadores e, após ter escrito o catecismo na cabeça e no coração deles, disse: "Ide, instrui todos os povos: ensinai-lhes aquilo que vos ensinei, e os vossos sucessores continuem a obra até o fim dos tempos". Assim fizeram, e o mundo tornou-se cristão. Hoje em dia, o que faz a Igreja? Coloca nas mãos de seus Missionários a Cruz, e na outra um pequeno livro, o Catecismo, e os manda no meio dos bárbaros, dos selvagens e os bárbaros e os selvagens, entram aos milhares sob as tendas da Igreja. O mundo converteu-se e converte-se em virtude da graça divina e do catecismo. (Boletim: A Obra da Divina Providência, 1898)
(momento de silêncio)
Com.: Para aprofundar nossa contemplação e meditação, recordemos saudosos missionários de nossa família religiosa, de nossas comunidades paroquias (leigos) e da Igreja. Pronunciemos seus nomes e recordamos suas grandes atitudes missionárias e sua força inspiradora para nossas vidas.
(recordar nomes de missionários orionitas ou não, entre religiosos e leigos)
Com.: Para finalizar, recitemos em dois coros, em forma de prece meditativa, o poema:
Ser Orionita: A missão
A - Ser orionita é ser devoto da Igreja / Carregando no coração os valores do amor Para cativar os indiferentes para o Senhor
B - Ser orionita é ser anunciador do Evangelho / Engravidando a existëncia de anseios celestiais Para converter os povos para os laços fraternais
A - Ser orionita é ser militante da justiça / Perpetrando nas almas a fraternidade Para provocar nos povos a solidariedade /
B - Ser orionita é ser servo da caridade / Alimentando os povos que tem fome e agonia Para partilhar os bens do pão e da alegria
A - Ser orionita é ser animador espiritual / Caminhando nos passos dos angustiados Para revelar que somos filhos do Amor encarnado
B - Ser orionita é ser missionário da vida / Anunciando a boa notícia da felicidade Para fazer o bem a toda humanidade
Cel.: Para concluir, rezemos pelo Papa, pela Igreja e por nossa família orionita e nossos missionários:
Todos: Pai Nosso – Ave Maria – Glória ao Pai.
Cel.: E recebamos a bênção divina que nos fortalece em nosso caminho de santificação
Cel. - Que a graça Divina esteja em sua vida
Cel. - Que a boa saúde e a felicidade nos acompanhem
Todos: Amém
Cel. - Que sintamos prazer no que fazemos e orgulho por tudo que fizemos
Todos: Amém Cel. - Que tenhamos paciência quando vierem tempos difíceis
Todos: Amém
Cel. - Que Deus nos dê bons amigos para compartilhar.
Todos: Amém
Cel. - Que tenhamos alegria no coração e certeza na presença de Deus.
Todos: Amém
Cel. - A benção de Deus de Amor: Pai. Filho e Espírito Santo-
Todos: Amém