Caracteristicas do Dízimo
Caracteristicas do Dízimo
As Características do Dízimo
CANTO
REFLEXÃO
Dirigente – Ser Dizimista é UMA QUESTÃO DE FÉ. Ao contribuir com o dízimo, o cristão demonstra que pertence inteiramente a Deus, e que sabe que Ele o ama com um amor único, a ponto do Filho fazer-se um de nós, para nos libertar e salvar. A contribuição, assim, é um sinal de que o dizimista vive o dia a dia na presença de Deus, fundamento e segurança de sua vida.
Todos – Em Jesus, “que viveu completamente entregue ao Pai e aos irmãos, seus discípulos e discípulas encontram a força e o exemplo para viverem a partilha” (CNBB, doc. 106, n. 8).
Dirigente – Ser ou não ser Dizimista é UMA DECISÃO PESSOAL. O cristão assume o compromisso de ser dizimista. O dízimo lhe é proposto, não imposto. Somos chamados a optar pelo dízimo.
Todos – O dízimo “Se diferencia do simples cumprimento de uma lei e se situa no plano da decisão da consciência iluminada pela fé” (CNBB, doc 106 n. 9)
Dirigente – Contribuir com UMA QUANTIA IMPORTANTE. Cada um decide com quanto vai contribuir de acordo com a sua realidade e com a sua generosidade. A quantia deve ser importante e significativa para o dizimista. Não pode ser resto, não pode ser aquilo que me sobra; Deus não quer migalhas, Deus não quer resto. Não pode ser uma quantia qualquer. Partilha feita com o coração é sempre generosa.
Todos – A quantia “é decisão de consciência, iluminada pela Palavra de Deus, sensível às necessidades da Igreja e do próximo” (CNBB, doc. 106, n 10).
Dirigente – É preciso contribuir de FORMA SISTEMÁTICA E ESTÁVEL. Ao assumir o compromisso de ser dizimista, o cristão assume que não irá interromper as contribuições, tendo em vista que a comunidade, para evangelizar de forma organizada, precisa prever o valor que terá à disposição, para sustentar e investir na evangelização;
Todos – “O dízimo é estável, assumido de modo permanente” (CNBB, doc. 106, n.11)
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Senhor!
Fazei que eu seja um dizimista consciente.
Que cada contribuição que eu fizer, seja um verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de Tua bondade para comigo.
Sei que tudo que tenho de bom vem de ti: paz, saúde, amor, prosperidade e bens.
Ajudai-me a contribuir com liberdade e justiça. Tirai todo egoísmo do meu coração.
Que eu possa amar cada vez mais o Teu projeto salvífico, a minha comunidade, o meu irmão.
Quero ser um instrumento de partilha, de paz e amor em Tuas mãos.
Que o meu dízimo seja agradável a Ti, Senhor! Que Tua bênção esteja sempre sobre mim.
Amém!
ENTREGA DO DÍZIMO/CANTO
AVE MARIA.